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ALONGAMENTOS PARA BATERIA - Com Fotos


Para qualquer atividade física é muito importante o alongamento, e sendo o baterista o atleta da banda vamos a algumas dicas.

 Vamos tratar agora de uma questão muito importante e que é seguidamente esquecida ou deixada de lado pelos bateristas.

ALONGAMENTO!

Alongamento é um aquecimento, uma preparação para se fazer qualquer exercício físico, e o ideal é que se faça antes e também após qualquer exercício.

Esse é sempre o primeiro assunto que abordo em minhas aulas pois não quero sentir culpa depois de não ter ensinado a algum aluno esse importante assunto e ele aparecer na aula, ou deixar de ir a alguma aula, por conta de tendinite, lesões, etc.

O alongamento sendo uma preparação para se fazer algum exercício físico deve então ser algo obrigatório e natural no cotidiano de qualquer baterista, pois nós somos os verdadeiros ATLETAS de qualquer banda.

O baterista apesar de tocar sentado usa praticamente seu corpo inteiro quando toca, e por essa razão é importantíssimo que o mesmo esteja preparado para fazer esse exercício físico que é tocar bateria.

Façam alongamentos antes de estudar, fazer rudimentos, ensaiar, tocar, antes de shows, ou seja, se vai pegar as baquetas separe antes um tempinho para se alongar e assim previnir quaisquer problemas futuros.

CUIDEM DE SUA SAÚDE!!!

Abaixo algumas fotos, novamente com meu aluno MODELO (hehehe) Wagner, que pacientemente permitiu que eu tirasse essas fotos para disponibilizar mais essa dica aqui para vocês.

Lembrem-se que nenhum alongamento deve causar dor alguma, somente deve sentir a musculatura puxar, mas sem dor. Se qualquer dos posicionamentos abaixo lhe causar dor pare imediatamente e procure seu médico para verificar se já há algum problema muscular com você.

Cada posicionamento deve ser feito durante 15 segundos ok.

Vamos ver abaixo as fotos das posições de alongamento.

Essas primeiras fotos são de posicionamentos para alongar os dedos e o pulso. Primeiro com os dedos para cima, depois com os dedos para baixo e o terceiro com os dedos também para baixo mas dessa vez com a palma da mão ao contrário.

 

  

 

 

 

As próximas 5 fotos são uma sequência de giro dos pulsos com as mãos fechadas. Gire os pulsos sem mecher os braços. Isso ajuda a longar os tendões que passam pelos pulsos além de também lubrificar com líquido sinovial entre os seus ossos que provavelmente serão os mais usados ao tocar bateria.

 

 

 

As próximas 5 fotos são outra sequência de movimento, feito agora com a baqueta. A sequência das fotos é a sequência exata do movimento que você fará, onde a baqueta o ajudará a girar e segurar o pulso no mesmo lugar por 5 segundos e depois voltar com o movimento contrário. Pode repetir esse movimento por 5 vezes pelo menos.

 

 

 

 

As próximas 5 fotos serão uma sequência de um alongamento também com a baqueta mas feito para alongar os dedões, que nos primeiros alongamentos de dedos ficou de fora, mas aqui lembramos dele para completar o alongamento das mãos.

 

 

 

 

Agora uma sequência de 3 alongamentos diferentes para braços e ombros. O terceiro deve ser feito com o apoio de uma parede. Lembre-se também que cada uma dessas 3 posições deve ser feita com ambos os braços.

 

 

 

 

Nesse outro alongamentos para os ombros e braços você cruza os dedos das mãos, vira com as palmas das mãos para frente e levanta os braços ao máximo, puxando para cima e para trás ao mesmo tempo.

 

 

Essa foto ficou escura, mas é do posicionamento em que você se apoia com uma mão em qualquer lugar e com a outra puxa a ponta de seu pé por trás do corpo. isso alonga o peito do seu pé o que lhe trará maior conforto e preparo para depois tocar com os pés.

 

 

As próximas 4 fotos são uma sequência de alongamento para o pescoço. Além de evitar uma torcicolo ajuda e complementa alongamento das costas e dos ombros além de lhe deixar mais relaxado. Além dessas 4 posições, para frente, para trás, para um lado e para o outro, faça também um giro lentamente no sentido horário e outro no sentido anti-horário.

 

 

Assim como fizemos giro com os pulsos e acima com o pescoço, também devemos fazer giros prá frente e para trás com os ombros. E apoiando a ponta do pé no chão fazer giros com o tornozelo em 2 sentidos.

 

Para concluir uma sequência de alongamentos para as pernas. Primeiro feito com as pernas abertas e depois com as pernas juntas, ambos sem dobrar os joelhos.

                                       

É importante sempre alongar antes, e também depois para que seus músculos voltem a um estado relaxado após tanto esforço tocando.

 

Isso preserva nossa saúde e nos mantém tocando por muitos e muitos anos a mais!

Por isso que é a primeira lição que passo a meus aluos, prá depois os caras se tiverem problemas do tipo muscular não poderem me culpar… hehehehe

 Vejam a matéria a Revista Batera e Percussão de Janeiro de 2008.

Páginas 62 e 63 falam sobre a importância e os benefícios do Alongamento para o baterista.

 

Espero que tenham gostado dessa dica e que ponham em prática no seu dia a dia, cuidando assim de sua saúde física. Assim todos poderão tocar durante muito mais tempo e sem dores!

Valeu!

DANIEL BATERA®

www.danielbatera.com.br

DANIEL UB

































19 Comentarios...

Levy Junior

outubro 16, 2009 @ 2:29 pm

Fala brother! Parabens pelo seu site! Bacana mesmo! abcao e sucesso p ti!

Mário Gonçalves

novembro 30, 2009 @ 10:09 pm

Parabens pelo site e exercicios de alongamentos,é muito importante falar nisso,eu proprio tenho que recuperar de tendinite neste momento…Abraço

Thiago

março 13, 2010 @ 9:41 pm

Fala ai cara obrigado pelas dicas de alongamento,foram muito uteis.Abraço!

thyago

junho 7, 2010 @ 8:19 pm

qmuito massa esse site de alongamentos..

Henrique

julho 22, 2010 @ 11:45 pm

Bah mto show esses alongamentos. Gostei principalmente para as mãos pois sinto dores no polegar quando toco.

William

outubro 15, 2010 @ 3:41 pm

Parabéns,muito bom esse tutorial com esses alongamentos,realmente tem melhoras em relação ao cansaço, parece que o musculo fica mais relaxado e dando um maior desempenho.

David

janeiro 22, 2011 @ 1:09 pm

Quero apenas te parabenizar por essas dicas de alongamento, eu estava sentido dores nos músculos do antebraço a uma semana, nem conseguia mais tocar, eram dores que iam além de tocar bateria, até no dia-a-dia meu braço doia, foi só fazer esses alongamentos que a dores sumiram, sempre irei faze-los agora antes de tocar bateria.

Obrigado.

daniel batera

janeiro 23, 2011 @ 12:17 am

Poxa David!
Um depoimento como este teu faz valer a pena todo o esforço e trabalho que tenho aqui no site. Se puder ajudar a uma pessoa como você já fico imensamente feliz. Pois são as vezes informações tão simples que sabemos e não passamos adiante, mas que podem ajudar tantas pessoas.
Esse nosso portal de bateria é para isso mesmo, para podermos compartilhar experiências e dividí-las com quem precisa e quer recebê-las.
Um grande abraço prá ti, e bons estudos!
Volte sempre, participe, comente!!!

DANIEL BATERA®
http://www.danielbatera.com.br

ViniciusRibeiro

fevereiro 3, 2011 @ 3:04 am

Eaê professor, li ai sua pagina de alongamentos e a cada imagem eu parava e alongava pra o dia que for a proxima aula que é sexta eu já saber tudo direitinho .

Abraços ,

Vinicius Ribeiro,
ALUNO CBRIO .

Vinicius Ribeiro

fevereiro 10, 2011 @ 11:19 pm

Ae professor vim aqui de novo pra estudar os alongamentos e dessa vez eu li tudo . e na proxima aulo estarei treinado .

AAAssis8

maio 30, 2011 @ 2:34 pm

Bom dia…

Bastante interessante a matéria!
Aquecimento e alongamento são importantes mesmo!

Como dizem:

“Batera é o primeiro a chegar e o último a sair”
hehehe

Fiquei um tempo sem tocar e to voltando aos poucos.
E estou me deparando com uma dor no polegar da mão direita quando toco.
Deve ser por não tocar há muito tempo, rs!

Enfim…
Gostei bastante da matéria!
Estou praticando e aos poucos chegamos lá!
Parabéns Daniel!

Aki, você teria algum alongamento para coluna?

Vlw!!!

daniel batera

maio 31, 2011 @ 3:46 am

Brother, que bom que curtiu e lhe está sendo útil!

Sobre a coluna, um bom alongamento é aquele de se agachar, indo com as mãos até os pés. E outro melhor ainda é aquele que você estende tuas mãos com os dedos cruzados, coloca a palma da mão prá cima e estica o mais alto que conseguir.

Valeu!

DANIEL BATERA®
http://www.danielbatera.com.br

Lucas

julho 2, 2011 @ 3:47 pm

Legal cara…muito bom mesmo esse site…muito interessante. Confesso que nunca fui de fazer alongamentos…sempre chegava e ja ia tocando..rsrs.
Mas fiz várias pesquisas e percebi que estes alongamentos são de extrema importância.
Vlw Daniel…um grande abraço!!!

Thallyson Henrique

janeiro 9, 2012 @ 2:34 pm

muito bakana esse alongamentos pois tinha alguns q
eu nauh conhecia!!!
eu so queria saber como se gira a baketa,
pq essa parada eu aida nauh sei!!!

Show de bola gostei muito do site.

Pedro

outubro 7, 2012 @ 8:41 pm

Boas, Comecei a tocar bateria a cerca de um ano e meio e já apanhei duas tendinites na mão direita e uma na mão esquerda. Estas foram tratadas com fisioterapia. Vou seguir as tuas dicas para ver se não apanho mais nenhuma!! Obrigado pelas dicas!!

Mariane

junho 16, 2013 @ 11:52 am

Otimas dicas ,Parabéns :D ,minha tendinite ta sarando agora, segunda volto a tocar e a me alongar UEHUEHUEHUEH Hey algumas fotos estão com probleminha ok? mas de qualquer jeito, muito legal a explicação !

Natan

setembro 3, 2013 @ 7:22 pm

Toco raw black metal e peguei tendinite na panturrilha da perna direta, mesmo fazendo alongamentos acho que não andiantou nada. Estou sem forças pra tocar o pedal duplo, sem falar na dor que sinto, e terei que me tratar.

Tatyana

abril 12, 2014 @ 5:06 am

Pedro disse:agora com relae7e3o ao estudo, de q aglaonr antes dos exercicios piora o rendimento na corrida.bem o alongamento e9 um pre9 aquecimento das fibras musculares, auxilia na circulae7e3o e na ventilae7e3o (oxigenae7e3o). facilitando assim a recuperae7e3o da musculatura e na eliminae7e3o do e1cido le1tico.evitando tmb cainbras, estiramentos ( porque ja aumenta o tamanho do ventre muscular ). mas esta discue7e3o vai longe. um exemplo e escutei uma vez q faz sentido, a gente nunca viu uma hiena se contorcendo de dores musculares apos correr atraz de uma preza.. e tmb nunca se viu elas se alongando antes do ataque rss..

daniel batera

maio 1, 2014 @ 6:16 pm

Ainda bem que não somos hienas né…

DANIEL BATERA
http://www.danielbatera.com.br

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