colunas
 


Ritmos da Amazônia por Ygor Saunier‏


Ritmos da Amazônia

Sabe-se que, a região amazônica vive o fenômeno da chamada “Importação de Cultura”, o que se deve principalmente à carência de registros formais de itens relevantes de nossa cultura. Registros estes, que seriam responsáveis pelo conhecimento de nossas próprias raízes, ou seja, somos obrigados a importar cultura porque pouco conhecemos ou registramos a respeito de nossa própria cultura.

Neste vídeo logo abaixo estaremos falando sobre um ritmo da Amazônia denominado Gambá ou “Gamba” em sua forma genuína. É um ritmo da família dos Afro-brasileiros incidente na cidade de Maués, uma pequena cidade no meio da Amazônia, complementando ainda com a minha visão de outras formas de tocar esse ritmo na bateria, por exemplo, como em um contexto de jazz, nesse caso usando vassourinhas.

Portanto, esse é o primeiro de uma série de vídeos que estarei disponibilizando para todos os amigos músicos, educadores, alunos, bateristas e percussionistas em geral ao redor do Brasil que me pediram para publicar algo da minha pesquisa intitulada “A diversidade cultural dos ritmos musicais da Amazônia”, sem deixar de lembrar que em breve estaremos publicando o material didático completo que ainda está em faze de acabamento.

Veja logo abaixo a partitura prá bateria da levada exemplificada no vídeo.

levada-gamba

.

Espero que gostem. Abraços !!!

YGOR SAUNIER

www.youtube.com/user/YgorSaunier‏

fornt-page-face

































1 Comentario

Sandro Schemes

fevereiro 11, 2013 @ 3:29 pm

Igor, parabéns pela iniciativa.
Preservar o tradicional sem esquecer a criatividade.
É isso aí!!

Deixe seu comentário