colunas
 


MONTAGEM E POSICIONAMENTO DA BATERIA - COM FOTOS


O principal para se dizer em relação à montagem de qualquer kit de bateria é que na verdade não existe um posicionamento dado como o correto para ele. Afirmo com isso que você pode montar sua bateria da maneira que desejar.

Mas algumas dicas com certeza são bem úteis para que você possa desenvolver em certos momentos algumas técnicas, bem como conseguir tocar um pouco melhor, com mais facilidade em certos momentos e durante mais tempo também, criando uma resistência maior ao seu físico, além de também, em certos casos, preservar a durabilidade de seu instrumento.

Para começar as peças devem estar numa posição confortável àquele que for usar o instrumento, sem se importar com deixar a bateria mais bonita com a maneira que você posicionar seus tambores ou pratos.

Quanto mais longe as peças que você tiver que tocar estiverem, mais desgaste ao seu corpo acarretará, e quanto mais perto menos desgaste ocorrerá. Então podemos começar pensando em posicionar os tambores e pratos não muito altos.

Posso afirmar que para um bom desenvolvimento e resistência o posicionamento de suas peças dependerá de seu tamanho. A primeira peça a regular será seu banquinho, pois você deverá posicioná-lo de maneira que a altura dele deixe suas pernas, do joelho prá cima, paralelas ao chão.

A próxima peça de sua bateria a ser regulada será a caixa. Coloque-a em sua respectiva estante prestando atenção para já posicionar os pés da estante da maneira que ficarão depois. Coloque a caixa com a chave da esteira do lado esquerdo, para que facilite o seu manuseio enquanto estiveres tocando. Dê uma pequena inclinada na caixa, pequena mesmo, pro seu lado, e coloque a caixa numa altura que entre suas pernas a borda do aro superior fique 4 dedos acima de seus joelhos. A distância da caixa não deve ser muito longe, mas não tão grudada em você também.

A partir dessa sua posição de banco e caixa você deverá posicionar seu bumbo e sua máquina de hi-hat, de maneira que atrás de seus joelhos forme um ângulo reto de 90° (noventa graus), pois se seus pés ficarem um pouco para trás ou um pouco para frente ocasionarão um desgaste maior de suas articulações, da mesma maneira que funciona para a altura do banco, já que se sua perna ficar mais para baixo ou mais para cima que a altura de seu próprio quadril você fará um esforço desnecessário, ficando cansado muito mais rapidamente do que poderia ficar.

O bumbo para soar livremente deve ser posicionado descolado do chão. Prá isso que servem os pés do bumbo, para elevarem ele. Quando você deixa seu bumbo colado no chão esse contato em todo seu casco na parte inferior faz com a vibração do próprio fique abafada, e assim ele não soará como deveria. Levante um pouco seu bumbo do chão e veja como o som muda.

Após já Ter posicionado seu banco, sua caixa, seu bumbo e sua máquina de hi-hat, é hora de posicionar seus tambores, começando pelos tons. Se sua bateria é de modelo convencional você deverá então primeiramente posicionar as torres (ton holder) dos tons mais ou menos altas e colocar os tambores nelas. Os dois não devem estar nunca inclinados um em direção ao outro, e sim virados para cima e na mesma altura um do outro. Com a pele batedeira para cima você agora o inclinará um pouco para o seu lado, mais ou menos o dobro do que inclinou a caixa, o que não é muito, de maneira a obter uma boa resposta de seu tambor. Essa inclinação deverá deixar sua maneira de tocar confortável, de forma que não precise levantar nem abaixar demais seu pulso e braço.

Quando terminar de incliná-los vá baixando vagarosamente as torres, uma de cada vez, até que o tom mais profundo (maior) não fique muito longe do bumbo. Essa posição lhe facilitará na hora em que precisar usar os tons. No caso de usar tambores flutuantes ao invés de colocar primeiro as torres é claro que começará com os pedestais ou com o rack que você geralmente usa, mas procedendo da mesma maneira na hora de posicionar esses tambores.

Se você usa 3 ou 4 tons, aconselho que você somente adicione os outros tambores, deixando os dois que já citei nos lugares convencionais. No caso, o menor ficaria inteiro para a frente da caixa, e o maior à direita do segundo tom convencional. Mas nunca se esquecendo de deixá-los numa mesma linhagem de altura e perto um do outro para facilitar a passagem de um para o outro com rapidez.

Para quem, como eu, usa muito um único tom, eu aconselho que o use bem no meio e não muito longe do bumbo. No caso de bumbos pequenos, como um meu que é 18″, ou 20″ eu deixo a parte mais baixa do tom entre 10 e 15 centímetro de altura.

Depois dos tons terminemos com o surdo, ou os surdos. Eu sempre posiciono surdo um pouco inclinado pro meu lado também, mas isso é uma coisa muito pessoal em meu jeito de tocar, pode deixar reto se preferir. Mas sempre deixe o surdo numa altura abaixo da altura em que colocou a caixa, na altura de sua perna. Se usar mais de um surdo o ideal é que os deixasse na mesma altura e inclinação e não muito longe um do outro, assim como fizemos com os tons. Não deixe também os surdo muito colado em você, deixe de maneira que você possa tocá-lo bem no centro da maneira mais confortável possível.

Agora que todos os tambores estão montados visualize sua bateria e imagine onde você vai colocar seus pratos. Então vai começar a posicionar seus pedestais nestes lugares onde pensa em colocar seus pratos, sempre observando a distância que cada um vai ocupar, para que na hora em que você colocar seus pratos eles não fiquem batendo em nenhuma ferragem, tambor ou mesmo uns nos outros.

Chegou a hora de fazer sua bateria brilhar, pois é esse o efeito que seus pratos dão à ela, tanto em relação a estética como em relação ao som.

Comece com o hi-hat. Não o coloque muito baixo para que não bata uma baqueta na outra quando estiver tocando, e também não o coloque muito alto para que não dificulte a execução de certas coisas. O bom seria que a altura dele fosse entre 6 e 8 dedos da caixa.

A altura que você deve deixar entre o prato de cima e o de baixo é muito pessoal e depende muito do uso que você dá a esses pratos e da maneira que o faz, mas considero 1 dedo de altura mais do que suficiente para se tocar de tudo.

A altura do hi-hat também pode depender muito do gênero que estiver tocando, e se for exclusivamente qualquer gênero mais pesado como Rock, Heavy, Trash essa altura entre a caixa e o hi-hat deve subir para 10 a 12 dedos pois você deverá tocar a maior parte do tempo com o pescoço da baqueta.

O segundo prato a ser colocado deve ser o “Ride” (condução). Geralmente se coloca acima do primeiro surdo, o ride principal, posicionando outros rides que você for usar onde preferir. Eu às vezes uso um segundo ride do meu lado esquerdo.

Aqui entra mais uma questão de gosto e de maneira de tocar. Muitos gostam de usar o ride pouco inclinado, quase todo deitado, e confesso que cheguei a tocar por alguns anos com o ride assim. Mas hoje em dia eu o uso bem inclinado, num ângulo mais ou menos de 45° (quarenta e cinco graus), praticamente na mesma altura e posição de seus tons.

Quando experimentei essa posição não quis mais trocar, simplesmente pelo fato que já citei antes de facilitar o jeito de tocar com o posicionamento das peças. Com o ride lá em baixo o seu braço fará uma viagem muito maior para tocá-lo, e para você alternar toques entre os tambores e o ride, ou entre a caixa e o ride com a mesma mão essa posição dificultará mais ainda esse tipo de execução. Já com o ride inclinado para cima isso se torna muito mais cômodo, facilitando isso que acabei de citar. Mas lembre-se, não deixe o ride numa altura muito longe de seu surdo, quanto mais prá baixo mais fácil será de tocá-lo.

Para o restante dos pratos você deve posicioná-los da maneira mais confortável para alcançá-los. Aqui vão algumas dicas para o posicionamento de seus Crash:

1 - Nunca deixe que sua altura ultrapasse a altura de seus olhos enquanto sentado no banquinho. Se fizer isso toda vez que tocá-lo terá de levantar seu braço, causando um esforço repetitivo desnecessário que lhe deixará cansado com mais rapidez.

2 - Sua distância máxima pode ser medida com você sentado no banquinho esticando seu braço em direção ao prato e conseguindo tocar na cúpula do prato sem se inclinar em direção a ele. Assim com a baqueta na mão você conseguirá atingir sua borda para proporcionar o ataque. Se ficar mais longe do que isso toda vez que for tocar no crash terá de se inclinar em direção a ele, e isso lhe causará mais um desgaste físico desnecessário.

3 - Mantenha o prato sempre um pouco inclinado em sua direção (mais ou menos como a inclinação de seus tons). Com o prato totalmente reto você não tira o som ideal do prato e se arrisca a quebrá-lo, além de quebrar muito mais baquetas também, ou seja, é só prejuízo. Incline de forma que consiga tocar com o pescoço de sua baqueta na borda do prato sem dificuldades e sem precisar erguer seu braço.

4 - Não deixe seu prato preso demais. Deixe-o sempre com certo balanço. Se o prato ficar muito duro de tão preso o seu som estará sendo abafado, e com a pressão seguida que você fará na borda proporcionará um desgaste muito grande que pode rachar seu prato em volta da cúpula.

5 - Jamais esqueça de proteger seu prato, colocando uma borrachinha entre o metal do pedestal e o prato, além de feltro em cima e em baixo dele. O contato direto do prato com o metal do pedestal ou da borboleta pode provocar rachaduras com facilidade, e aí já era seu prato! Tenha o hábito de carregar consigo tais materiais quando for ensaiar em estúdios ou sair prá tocar. Isso garantirá vida longa aos seus pratos.

Para Splash e China não existe muita regra, pois esses pratos não são tocados tão seguidamente quanto os crash. O splash você pode colocar abaixo dos crash, sempre em locais de fácil acesso. Tem gente que coloca splash virado, em cima dos crash. Já fiz isso no passado, mas hoje desaconselho por saber que eles não foram feitos para serem montados em tal posição, e assim podem vir a se rachar com mais facilidade.

O china é um prato que geralmente é colocado nas extremidades da bateria, lado direito ou esquerdo (ou nos dois lados). Esse é o tipo de prato que pode trazer benefícios estéticos para sua bateria, podendo ser colocado mais alto que todos os outros pratos, mas assim bem inclinado para seu fácil alcance. Essa posição faz seu kit parecer maior.

Esses posicionamentos de pratos que coloquei aqui são bem pessoais, mas quero lembrar sempre que o que mais importa não é a estética, no caso, deixar a bateria ficar mais bonita aos olhos de quem está lhe vendo, e sim a confortabilidade com que você estará tocando. Em primeiro lugar a sua saúde física.

Ao tocar em seus pratos nunca sente a mão em cima deles, nunca toque e deixe a baqueta, senão o risco de quebrarem logo é muito grande. Na foto abaixo esse é o jeito errado de tocar:

Toque já pensando em puxar a baqueta de volta com rapidez, para que o impacto com o prato não seja muito pesado. Se você tocar nos pratos trazendo a baqueta de um lado para o outro em forma de “U” , também acabará acarretando uma maior vida útil ao seu prato.

Nenhum prato deve ser muito apertado, para que soe naturalmente…

Deve tocar principalmente com a ponta da baqueta no ride, prestando atenção que em cada área da borda à cúpula dele o som vai se modificando, e você deve achar em seu ride o som preferido a tirar e o local, ou locais em que fica melhor tocar em cada momento.

Mas há também a ação de “crashear” o ride, que é quando se faz um ataque no ride, batendo com o pescoço da baqueta na borda dele. Os bateristas de Jazz que se utilizam bastante desse tipo de ataque.

Se você usa, assim como eu, outros acessórios percussivos em sua bateria, o único conselho que tenho a lhe dar é o mesmo que tenho repetido por várias vezes nesta parte de montagem de seu kit, que é o de posicionar todas as coisas de maneira confortável ao seu toque quando quiser usá-la na execução do que for tocar.

Para finalizar essa parte gostaria de frisar um aspecto muito importante que é ignorado por muitos bateristas. Muitos tambores e muitos pratos não são garantia nenhuma de que o que você ou qualquer outro batera for tocar vá sair bem, que será uma grande coisa. Preste atenção que alguns dos maiores bateristas do mundo usam ou usaram kits muito pequenos, às vezes com um tom, um surdo, dois pratos, ou até somente com hi-hat, caixa, bumbo e ride, sem comprometer de maneira alguma aquilo que precisavam ou queriam apresentar a quem os estava assistindo ou ouvindo.

MODELO CONVIDADO PARA AS FOTOS:
WAGNER (MEU ALUNO) HEHEHEHE
AGRADEÇO PELA AJUDA…

Espero ter ajudado, qualquer dúvida poste aqui sua pergunta e lhe responderei.

Se tiver algo a acrescentar também pode postar ok.

Valeu!

DANIEL BATERA®

www.danielbatera.com.br

































16 Comentarios...

buy phentermine

junho 5, 2010 @ 12:59 pm

Thank you for your work. I have bookmarked your site and I will definitely read your other posts. Thanks again.

Vinicius Ribeiro

fevereiro 3, 2011 @ 3:11 am

Fala aê de novo professor, vim aqui vêr a montagem e o posicionamento, olha não entendi muito por imagens mais procurei na internet por videos ensinando, só que nao achei para bateria basica, só para montagem de bateria com mais de sete pratos por exemplo a que tem lá na igreja nao tem tanto prato assim mais aprendi um pouco sim ;)
Abraços .
Vinicius Ribeiro
ALUNO CBRIO

willian costa

fevereiro 8, 2011 @ 3:46 pm

Olá Daniel, li toda a materia, (escelente materia por sinal). mim ajudou bastante pois estou tocando a pouco e tenho muitas duvias apesar da minha bateria ser bem mais modesta que a sua rss. Gostaria de saber se vc tem alguma video aula voltada pra saida pra virada ou ritimos mais usados. Tenho procurado na net ou nas lojas da minha cidade e so encontro aulas muito avançadas ou muito primarias.
Obrigado.

daniel batera

fevereiro 9, 2011 @ 4:23 am

Olá Willian!

Obrigado por seus comentários.

Você já deu uma explorada em nosso Portal com mais calma? Já viu a parte de Dicas?

Temos 12 Vídeo-aulas postadas até a data de hoje, fora outros vídeos de excelentes dicas traduzidos.

Tem bastante coisa que com certeza lhe ajudará.

Mas realmente NADA irá substituir o que um BOM professor poderá lhe ensinar pessoalmente. Então minha dica é que procure um bom professor ok.

Grande abraço!

DANIEL BATERA®
http://www.danielbatera.com.br

Mateus F

setembro 2, 2011 @ 11:03 pm

Pô, massa d+, me ajudou pra caramba aqui, com certeza, acho q de tempos em tempos todo baterista fica meio neurado com a posição do kit… hehehe

Vlw Daniel!

FABIO BAZANI

setembro 4, 2011 @ 11:06 pm

DANIEL MEU NOME E FABIO BAZANI DE SP CAPITAL E ACHO TEU SITE E TAMBEM SEU TRABALHO GRATUITO COM AULAS EXCELENTE PARABENS !!!!

Fernando Casalecchi

novembro 23, 2011 @ 9:14 pm

Sensacional esse post! Acabei encontando-o por acaso, e deu pra conferir legal se minha bateria estava montada corretamente. No caso, só meu surdo que está um pouco mais alto que a caixa, questão de 2 ou 3 centímetros.

Parabéns pela matéria excelente!

Michell Maximo

abril 8, 2012 @ 2:37 am

Nossa cara mt boa essas dicas vlw mesmo, gosto mt de bateria e essas dicas vão me ajudar mt.
Valew!!!

renato

setembro 18, 2012 @ 12:38 am

Muito válida a iniciativa, dá noções de coisas que às vezes passam desapercebidas, e que pode ajudar muito. obrigado

Ezequiel Brito

setembro 25, 2012 @ 12:33 am

Massa demais o site de daniel batera…
meu professor de bateria tambem chama daniel e tambem manda ver na bateria…

Felipe nunes leandro de morais

dezembro 20, 2012 @ 5:07 am

parabéns pelo seu site!as dicas me ajudaram muito na hora de montar a bateria da minha igreja a rmv crossroad abraços!!!

Fernando

janeiro 8, 2013 @ 3:15 am

Exatamente o que eu procurava, de um jeito muito simples e claro! Parabéns, camarada!

Bartozinho

fevereiro 16, 2013 @ 2:08 pm

Sou de Maceió AL gostei dessa apresentação ta de parabens aprendi muito e vou usar essa forma de montagem por algum tempo. Parabens

matheus

fevereiro 20, 2013 @ 4:32 pm

eae cara blz?cara eu tenho uma duvida aqueles pedestais q fik virado para baixo tem outro nome ou é só um normal girafa q vc tem a opção q virar para cima ou para baixo,cm q funciona?

daniel batera

fevereiro 23, 2013 @ 12:59 am

Olá Matheus!

Estes pedestais que viram com o prato prá baixo são pedestais girafa normais memso. Somente é uma maneira diferenciada de montá-los, e que em certos casos pode fazer seu prato cair deles também.

Abraço!

DANIEL BATERA®
http://www.danielbatera.com.br

Reinaldo silva

setembro 6, 2015 @ 6:38 pm

Muito boa a matéria,

Deixe seu comentário