colunas
 


Quem não sabe o que procura não reconhece quando encontra por Ramon Montagner


Quem não sabe o que procura não reconhece quando encontra

O texto abaixo é parte integrante da edição de maio da Modern Drummer Brasil.

Essa frase dita por um amigo recentemente me fez lembrar alguns posts que publiquei em meu blog um tempo atrás e reflete muito o que acontece às vezes conosco em muitas situações da vida.

Devemos reconhecer o que encontramos quando sabemos o que procuramos. Isso é lógico e devemos aplicar esse conceito em nossas vidas e nosso ofício.

Saber aonde se quer chegar é fundamental para traçarmos metas e tentar alcançá-las. Disse tentar porque dependendo do tamanho de nossas ambições nosso sonho pode se distanciar e se tornar praticamente impossível.

Devemos ter o bom senso, ou talvez as palavras certas sejam ter a “percepção da nossa realidade” quando buscamos algo. Digo que esse algo deve ser possível dentro de um contexto sócio econômico e cultural, ou ainda, que devemos ter consciência da nossa capacidade para alcançá-lo. Sabendo isso o próximo passo deve ser o trabalho incansável.

Se quiser ser um músico acompanhante, também conhecidos como “sideman” devemos saber servir em conjunto, tocar para a banda , se adaptar ao som requerido, conhecer as linguagens musicais dos estilos que queremos ou devemos tocar.

Procure se manter informado e ter a postura de acrescentar à equipe e não tensionar e quebrar o grupo.

Se contenha tecnicamente falando. A não ser que isso lhe seja pedido. Não force concepções em contextos errados.

Se forem tocar pop, samba, rock ou jazz se atenha à linguagem de cada estilo e lembra-se de que a música e o bom arranjo acontecem quando todos colaboram e não quando você fica “falando sozinho” e enchendo de notas onde elas não são bem vindas.

Nossos egos devem estar bem resolvidos e devemos estar dispostos a ouvir bobagens e às vezes engolir alguns “sapos”. Isso é bem natural, pois estando em equipe e tendo um líder todos devem sugerir, mas também acatar a decisão da maioria, da “geral”.

O problema reside quando quem lidera não sabe o que quer ou o que procura. Devemos ter a sensibilidade de tentar traduzir para o som as idéias propostas pelo líder “leigo”.

É claro que às vezes temos vontade de quebrar o pescoço de alguém quando nos falam coisas erradas e descabidas. Mas também é claro que além de cumprir pena por crime hediondo perderíamos o trabalho e nossa reputação no meio musical.

Se informe. Estude. Pesquise. Trace metas e tente alcançá-las. Mas seja humilde e perceba o que te rodeia.

RAMON MONTAGNER

www.ramonmontagner.com

www.myspace.com/ramonmontagner

www.ramonmontagner.blogspot.com

ramon-montagner

































1 Comentario

Tony Menezes

maio 10, 2012 @ 3:11 pm

muito boa esta postagem, e isso prova o quanto ainda temos que aprender ser pacientes.
gostei muito dessa parte que ele diz:
“Se quiser ser um músico acompanhante, também conhecidos como “sideman” devemos saber servir em conjunto, tocar para a banda , se adaptar ao som requerido, conhecer as linguagens musicais dos estilos que queremos ou devemos tocar”.

“Procure se manter informado e ter a postura de acrescentar à equipe e não tensionar e quebrar o grupo”.
Muito bom isso

Deixe seu comentário