colunas
 


Entrevista com Ítalo Bruno


Ítalo Brunno e os Ritmos Lineares

Por  Daniel Ambrusi

 

Ítalo Brunno é um músico como poucos no Brasil. O baterista natural de Brasília leva uma vida totalmente ativa, dividida entre workshop´s realizados em todo o país, apresentações com o trio de jazz que leva o seu nome (Ítalo Brunno trio) e o Alicerce dos Tambores (sua escola).

Sua escola de bateristas conta com uma estrutura invejável onde o músico ministra suas aulas com toda a qualidade e conforto que precisa para lapidar e formar novos talentos, utilizando uma metodologia acessível, prática e com compromisso de alta qualidade.

O fruto dos estudos e pesquisas que Ítalo realizou ao longo de sua carreira de mais de 18 anos, foi o DVD “RITMOS LINEARES”, lançado em 2009.

O DVD é feito por um músico competente e que sabe muito bem o que é ser um educador.

No DVD, Ítalo demonstra algumas frases de improviso somente com ritmos lineares, exercícios que servem tanto para o iniciante quanto para o público avançado.

Nesta entrevista, vamos saber um pouco mais como foi o processo de elaboração deste material.

 

Daniel Ambrusi: Qual foi a sua proposta ao elaborar uma vídeo-aula falando sobre ritmos lineares?

 

Ítalo: Bom, ao contrário do que possa ser imaginado, referente a essa pergunta, eu não abordei os ritmos lineares devido a falta de material vinculado na mídia baterística. Escolhi esse assunto inicialmente por ser um dos artifícios e recursos de linguagem que eu mais gosto de abordar em minhas interpretações seja em estúdio, ao vivo ou em workshops.

DA: Como foi o processo de produção?

Ítalo: Na verdade eu considero esse DVD como um filho e como todo primeiro filho eu acompanhei todos os processos desde a parte de áudio, técnica até a edição e prensagem. Tudo começou com a pré-produção do que seria o DVD e também com grandes parceiros e patrocinadores sem os quais eu nunca teria conseguido gravar esse material. Não posso deixar de comentar um grande parceiro que acreditou muito no projeto, Guilherme Grande, um grande produtor aqui de Brasília. Muitas vezes me encorajou em meio às dificuldades e ele coordenou toda a equipe técnica gravando o áudio e auxiliando nas câmeras. Tivemos a participação de um grande estúdio de gravação daqui que cedeu o espaço para gravarmos o DVD, o estúdio 7 produções. Tive outros parceiros como a RV Musical o Lafera Estúdio, Criar Design, Casa Filmes. Sem esses apoios seria impossível gravar um DVD com a qualidade que o mercado exige, além do mais, sempre quis um DVD acima da média em todos os sentidos.

 DA: É verdade que muitas vezes você chegou a ficar gravando, pelas madrugadas alguns takes do DVD?

 Ítalo: Na verdade o processo de gravação foi rápido, a parte de bateria e todo o roteiro do DVD foi todo gravado em um dia, devido a empresa patrocinadora da filmagem ser muito solicitada e infelizmente eu tinha 24 horas para gravar todos exercícios e play-along’s do DVD. No dia anterior ao dia da logística, eu estive com a equipe reunida, no caso eu e o roadie Victor Barros mais o produtor de áudio e o de vídeo. Montamos tudo no dia anterior até altas horas escolhendo o melhor local da sala e testando tudo. Ficamos até umas 2 da manhã sendo que a gravação iniciaria às 08 da manhã.

 DA: Qual foi a sua sensação após gravar todo esse material e vê-lo em suas mãos?

 Ítalo: Foi realmente algo surreal! Quando você concretiza algo desse tipo é um verdadeiro sonho e eu acho que é conseqüência de um trabalho que venho galgando a muito tempo. Sou novo, mas estou no mercado há muito tempo e ter um DVD sendo lançado nesse momento acho que não poderia ser melhor.

 DA: Sabemos que gravar uma vídeo-aula é uma responsabilidade muito grande, pois para que isso aconteça, antes você tem que estudar e pesquisar muito para saber o assunto adequado que você vai passar para as pessoas de uma forma agradável. Qual foi o seu processo de estudos para chegar a conclusão que este assunto seria o ideal?

 Ítalo: Esse processo foi devido a tudo que eu realmente acreditava estar preparado para gravar e também para não cair nas mesmices, não queria falar sobre técnica de mão ou rudimentos, isso tudo é muito abordado e eu acho que eu seria apenas mais um.

 DA: Em algum momento você pensou que não conseguiria concluir a vídeo-aula? Você chegou a pensar em desistir?

 Ítalo: Esse DVD começou a ser bolado em 2008 após uma tour de workshop’s que eu havia feito pelo sul do país. Após a pré-produção fizemos um projeto de captação de recursos, pois o custo do DVD ficou alto. Conseguimos os patrocinadores e foi tudo previamente acertado, só que na véspera da gravação um patrocinador importante saiu do projeto e naquele dia eu fiquei muito triste, pois estava treinando há muito tempo e todo trabalho envolvido me estressava. Tinham pessoas trabalhando e eu tinha que dar satisfação a elas. Felizmente o Guilherme Grande me encorajou mais uma vez e disse que ia fazer uns contatos. Finalmente fechamos com outra empresa e finalizamos a gravação, foi um alívio.

DA: Sabemos que nos dias atuais, a internet tem sido uma grande ajuda para os bateristas iniciantes, assim como também tem sido uma grande “Vilã” para músicos como você que trabalham para fazer uma vídeo-aula de qualidade e pouco tempo depois se depara com esse material caindo na internet para que as pessoas possam obter seu trabalho sem custo algum. Como você encara essa questão?

Ítalo: Eu acho que isso realmente é muito difícil de controlar, apesar de ser um crime e ilegal. Não é só no Brasil que essa pratica se torna cada vez mais comum. No meu caso eu disponibilizei um vídeo promocional no youtube e nada mais. Mas, acabo de fechar também com uma grande empresa de vídeo-aulas a Edon Music. Eles se interessaram pelo material e vão lançar-lo em um novo box . Eles me disseram que existe como controlar a pirataria por alguns meios que eu desconheço, mas no fundo infelizmente essa pratica tem que partir de todos nós músicos e autoridades, pois a indústria musical e em geral sofre muito com isso .

DA: Qual é a sua pretensão em relação a este material?

Ítalo: Solidificar o meu trabalho nacionalmente. Tenho 29 anos e muito a aprender e contribuir para o mercado musical. Quero ajudar bateristas, sejam eles do meu estado ou não; estejam ou não tendo aula comigo. Acho que a educação musical e o papel do educador é esse: contribuir para uma boa formação de maneira a sempre buscar novos meios e mecanismos de chegar ao público que necessita dessas informações.

Ítalo Brunno usa e indica as marcas: Power Click, Urban Boards, Super Safira, Super Bumbos, KR drums, Pro Cymbals.

Confira no fim dessa postagem o vídeo de demonstração dessa vídeo-aula!

Para conferir a agenda de workshops de Ítalo Bruno pelo Brasil acesse o link abaixo:

http://www.alicercedostambores.com.br/workshops.html

ADQUIRA AGORA O DVD RITMOS LINEARES
R$ 30,00 + R$ 5,00 (POSTAGEM)
Forma de pagamento - Somente por depósito bancário

 

Favorecido: Ítalo Bruno Carvalho de Berredo

Caixa Econômica Federal
Agência:2220 
OP:013
Conta: 00672491-8
CPF: 717.452.111-87
Após o depósito envie e-mail para alicercedostamboresdf@gmail.com  com o nome do depositante, a data de pagamento e o endereço e CEP para envio. Não se esqueça de especificar a quantidade.

Daniel Ambrusi

www.danielambrusi.com.br

daniel-ambrusi

































1 Comentario

Jean Soares

novembro 15, 2010 @ 7:34 pm

Olá amigo, boa tarde tudo bem; quero expressar toda minha satisfação de poder ter visto este site hoje, site este que dispõe de materias muito interessantes, como acima pude ver. Gostaria de saber de quem é essa música ou playback que ele, o Anderson Martins utiliza no seu dvd?
Desejo sucessos.

Deixe seu comentário